June 24, 2023 - November 9, 2023

    Caminho pedonal ribeirinho

    Alhandra - VFX,, PT​​

    gps: 38.932078, -9.003954

    








home/work/exhibitions/untitled anthropocene/info/...



UNTITLED ANTHROPOCENE 0,3/1/1,5/2/2,5 


         part of the LABORATÓRIO DE COISAS INÚTEIS

         a project by INESTÉTICA



​​







A peça UNTITLED ANTHROPOCENE 0,3/1/1,5/2/2,5 integrou o LABORATÓRIO DE COISAS INÚTEIS 2023.


UNTITLED ANTHROPOCENE 0,3/1/1,5/2/2,5, parte integrante da Rising series, resulta da combinação da memória das estruturas palafitas das comunidades ribeirinhas do Tejo, os Avieiros, com a problematização das consequências da ação humana em diversos dos sistemas do planeta, no que se poderá designar por uma nova época geológica, o Antropoceno. Orientam esta abordagem princípios como o da parcimónia, ou a ideia de um minimalismo conceptual. Filosoficamente, trata-se de uma correção, uma resposta ao Antropoceno. A instalação é constituída por múltiplos de cinco cantoneiras de aço que se oxidam e degradam com o passar do tempo. Cada uma das cinco cantoneiras tem a altura de cada um dos cenários utilizados pelo NOAA (National Oceanic and Atmospheric Administration – https://www.noaa.gov/) nos cinco modelos de projeção de subida do nível médio das águas do mar até 2100 (i.e., 0,3m, 1 m, 1,5m, 2m e 2,5m) em função de diferentes cenários de concentração de CO2 na atmosfera. 



​O LABORATÓRIO DE COISAS INÚTEIS é um projeto da INESTÉTICA que consiste num laboratório de pesquisa, experimentação e criação de arte pública, destinado a jovens criadores até aos 30 anos, que desenvolvam trabalho nas áreas das artes visuais e da performance. Pretende estimular a criação e a reflexão sobre as práticas artísticas contemporâneas e a sua relação com o contexto social, político e cultural, apostando na promoção do trabalho de artistas emergentes.

No decurso da primeira edição do laboratório em 2023 foram concebidas 5 instalações “site-specific”, apresentadas no espaço público do concelho de Vila Franca de Xira. O projeto teve curadoria de Alexandre Lyra Leite, director artístico da Inestética e de Rui Soares Costa (curador convidado), artista plástico com formação transdisciplinar entre as ciências cognitivas e as artes visuais.

O laboratório decorreu entre Fevereiro e Junho de 2023, com 8 sessões presenciais que tiveram lugar no Palácio do Sobralinho (Vila Franca de Xira), no Rui Soares Costa Studio (Olho de Boi, Almada) e nos espaços públicos das instalações (Vila Franca de Xira).


Do conjunto dos 5 projetos, 4 instalações (Catarina Gentil, Catarina Vilaça, Rui Soares Costa e Tiago Leonardo) inauguraram no dia 24 de Junho, estando em exibição até 9 de Setembro. A instalação de Cláudia Simões inaugurou a 9 de Setembro, permanecendo até 9 de Novembro. O conjunto das 5 instalações site-specific incluiu um acto performático no momento da inauguração.


Rui Soares Costa © 2023  |  All Rights Reserved